COMUNIDADE QUILOMBOLA LINHARINHO

HISTÓRIA E CULTURA

A Comunidade de Linharinho está situada no baixo curso do Córrego São Domingos, próximo à localidade de Santana, e é atravessada pela estrada que vai da cidade de Conceição da Barra à Vila de Itaúnas. A base da economia da comunidade é o cultivo da mandioca e a produção de farinha. Também plantam café e produzem artesanato.

Linharinho é uma comunidade quilombola situada onde se localizava a propriedade latifundiária de Dona Rita Maria Conceição Gomes da Cunha. Nesse local, o escravo Negro Rugério, a fim de fugir dos maus tratos, se abrigou nos limites da própria Fazenda, a princípio com mais trinta escravos fugidos, onde deu origem ao Quilombo.

A forte presença da produção da farinha na Comunidade de Linharinho denota sua herança direta em relação aos saberes e práticas do antigo Quilombo. Linharinho é a primeira comunidade quilombola reconhecida no estado do Espírito Santo. A área chegou a ser habitada por cerca de 10 mil famílias quilombolas até o final da década de 60. Com a chegada da Aracruz Celulose (atual Fibria), esse número foi reduzido inicialmente para cerca mil famílias. Atualmente, oitenta famílias que resistem em pequenas comunidades em meio aos eucaliptos da empresa.

As lideranças de Linharinho afirmam que seus ancestrais pertenciam aos povos africanos de tradição nagô, dos quais herdaram elementos culturais relacionados à língua iorubá.

COMO CHEGAR



GALERIA

VÍDEOS

Os vídeos a seguir são produções amadoras ocasionais. A opção pela divulgação se deve à importância de se apresentar, através do olhar da representante da comunidade, a riqueza e beleza de sua história, cultura e identidade.

Depoimento: Elda Maria dos Santos (Miúda).
Entrevistador: Gustavo Prado.