ASSENTAMENTO PAULO CÉSAR VINHA

HISTÓRIA E CULTURA

A comunidade Paulo César Vinha é um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) localizado nas proximidades da Vila de Itaúnas. Segundo informações da moradora e membro da Associação de Mulheres, Maria da Penha de Abreu, a comunidade conta com a presença de 63 famílias, cada uma delas com direito a 8,5 hectares para exploração agrícola. Neste assentamento, cuja instalação data de 1996, todos os assentados possuem título de ocupação.

Atualmente a comunidade vive basicamente da agricultura, principalmente do cultivo de coco, maracujá, mamão, mandioca, milho, feijão, café e pimenta. A prioridade no assentamento, além de obter insumos para produção, é conseguir assistência técnica ao pequeno produtor e projetos que viabilizem alternativas de renda. No assentamento existe a Associação de Mulheres Rurais Paulo Vinha (AMURPV) que foi criada para a fabricação de doces e compotas, e para a relização de alguns cursos para as mulheres da associação.

COMO CHEGAR



GALERIA

VÍDEOS

Os vídeos a seguir são produções amadoras ocasionais. A opção pela divulgação se deve à importância de se apresentar, através do olhar dos representantes da comunidade, a riqueza e beleza de sua história, cultura e identidade.

Depoimentos: Maria da Penha de Abreu e Sebastião Teixeira de Abreu.
Entrevistador: Gustavo Prado.