HISTÓRIAS DO VENTO

Vem escutar o vento, esse morador das Itaúnas que inVENTOu uma nova paisagem e com ela tantas histórias.

O projeto é um lugar de experimentação de um olhar sensível e aventurado, de uma escuta diária de “causos”, musicalidades, alegrias e dores, lutas e festas durante os anos de convívio, trocas e aprendizados com o povo das Itaúnas. Registrar em vídeo essa escuta entre um "converseio” e outro, transformá-la em uma web serie e compartilhá-las é uma maneira de reconhecer e homenagear esses personagens de tanta importância na formação cultural não só dessa comunidade mas de todo mosaico que compõe a cultura popular do Brasil.

As histórias, vivências e saberes dos personagens, alguns vindos da antiga vila que foi coberta pelas areias e que hoje formam as dunas de Itaúnas, navegam agora na rede mundial de computadores, como navegam as canoas nas águas, tanto no mar quanto nas águas do rio que dá nome a vila; ITA (pedra), UNAS (pretas). A websérie de 5 episódios, de 10 minutos cada, foi desenvolvida em cima de temas que permeiam a vida desses personagens; os saberes do rio e do mar, a musicalidade e a devoção, as histórias dos encantados e das matas, a vila antiga e a vila nova, os saberes ancestrais e contemporâneos.

Produzido por Kika Gouvêa que divide a direção com Jefferson de Albuquerque Junior, tem como realizadora a SAPI - Sociedade Amigos por Itaúnas, contemplado no edital da Lei Aldir Blanc de Incentivo a Cultura.

Construída a muitas vozes e mãos as quais agradecemos imensamente, foi feito durante a pandemia com todos seus desafios e cuidados que esse tempo nos impõe. Agora é toda nossa, um presente e uma homenagem para essa terra que tanto tem nos dado.



Direção e roteiro: Jefferson de Albuquerque Junior e Kika Gouvea.
Produção: Kika Gouvêa.
Ass. de direção e produção: Lara Menezes Prado.
Montagem: Davi Bordin.
Finalização: Gustavo Senna.
Edição de Som: Filipe Mattar.
Direção musical: Fabio Carvalho.
Arte gráfica: Design DAKI.

Logos
Logos

VÍDEOS DA WEBSÉRIE