ECOSSISTEMAS

A área do Parque Estadual de Itaúnas possui uma flora bastante diversificada, distribuída nos ecossistemas manguezal, restinga e floresta de tabuleiro, todos componentes do bioma Mata Atlântica.

MANGUEZAL

O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho e, na região, está restrito ao extremo sul do Parque, nas proximidades da cidade de Conceição da Barra, não formando uma faixa contínua, sendo as segmentações em sua maioria naturais e de formação lodosa, podendo ser encontrada uma grande biodiversidade marinha e terrestre.

Manguezal
Manguezal (Foto: Gustavo Prado)
Manguezal
Manguezal (Foto: Gustavo Prado)

RESTINGA

No Parque Estadual de Itaúnas, em sua maioria, a vegetação de restinga ocorre em planícies arenosas costeiras, com grande diversidade de árvores e plantas medicinais ainda não estudadas. Podem ser divididas em formação inundável, caracterizada por se constituir apenas por indivíduos herbáceos, de pequeno porte, e na formação não inundável, representada principalmente por vegetação de médio porte, servindo de abrigo para uma grande diversidade de animais.

Restinga
Restinga (Foto: Gustavo Prado)
Restinga
Restinga (Foto: Gustavo Prado)

FLORESTA DE TABULEIRO

Trata-se de uma faixa litorânea de floresta ombrófila densa que, na região de Itaúnas, apresenta árvores de médio porte situadas por dentro das areias quaternárias que suportam a restinga. O nome tabuleiro refere-se à topografia, já que essa é uma faixa quase plana que, no norte do Espírito Santo, atinge altitudes entre 30 e 60 metros nos interflúvios dos rios Mucuri e Itaúnas. É uma floresta bem desenvolvida estruturalmente, apresentando flora rica e diversificada, com várias espécies arbóreas endêmicas.

Floresta de Tabuleiro
Floresta de Tabuleiro (Foto: Gustavo Prado)
Floresta de Tabuleiro
Floresta de Tabuleiro (Foto: Gustavo Prado)