TETRÁPODES

O projeto “Tetrápodes do Parque Estadual de Itaúnas: a interdisciplinaridade como ferramenta de estudo e conservação da biodiversidade, desenvolvimento sustentável e valorização da cultura” (projeto Tetrápodes) traz como objetivo geral ampliar e disponibilizar o conhecimento sobre a diversidade de tetrápodes do Parque Estadual de Itaúnas, congregando metodologia científica e conhecimento das comunidades locais, utilizando-se destes conhecimentos para planejar e evidenciar o ecoturismo na região como forma de desenvolvimento sustentável de suas comunidades, embasado por uma educação ambiental crítica e participativa e por uma valorização das culturas regionais.

Prevê uma abordagem multi e interdisciplinar, contando com a participação efetiva de cinco pesquisadores principais e doze bolsistas da Universidade Federal do Espírito Santo e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos que atuam nas áreas de Zoologia, Ecologia, Turismo e Antropologia.

Espera-se que a proposta se traduza em ganho para o estado do Espírito Santo como um todo, a partir das perspectivas de conhecimento e conservação da biodiversidade regional, reconhecimento cultural e desenvolvimento sustentável de comunidades regionais/tradicionais do entorno do Parque Estadual de Itaúnas.

O SITE

O site foi idealizado pelos pesquisadores do projeto Tetrápodes para divulgar os resultados alcançados durante três anos e meio de pesquisa (2014 a 2017). Neste período tivemos contato com uma rica fauna que é aqui apresentada. Na oportunidade apresentamos atividades de turismo focadas no ecoturismo, turismo de aventura e turismo cultural. Outro destaque do site é a divulgação do trabalho do Parque de Itaúnas na conservação da natureza local. Por fim, é com grande satisfação que apresentamos também as páginas das comunidades, onde estas poderão divulgar suas riquezas culturais, eventos e produtos, revelando suas identidades historicamente construídas.

Referências: Os textos do site foram produzidos pelos pesquisadores do projeto Tetrápodes, tendo como base o Plano de Manejo do Parque Estadual de Itaúnas (2004), realizado pela empresa CEPEMAR e financiado pela Petrobras.

Responsável técnico pelo desenvolvimento do site: Carlos Guilherme Matos de Assunção.
Revisão e edição: Gustavo Machado Prado.
Auxiliar de edição: Marcos Bomfim.
Tradutor: Pedro Alves de Oliveira Brito.

EQUIPE

PESQUISADORES


Gustavo Machado Prado
UFES/COORDENADOR
Ana Paula Cazerta Farro
UFES
Gustavo Adolfo Braga da Rosa
IEMA
Maria Cecília Martins Kierulff
UFES
Renato Silveira Bérnils
UFES
Soraia Costa
UFES
Geysa Mota dos Santos
UFES

BOLSISTAS


Frederico Pereira de Castro de Andrade
PEI
Talita Araújo Nogueira
PMCB
Angélica Finco da Silva
UFES
Carlos Guilherme Matos de Assunção
UFES
Dayanne Nascimento Correia
UFES
Diego Borges Gastoldi
UFES
Laiane Rodrigues
UFES
Mainã de Oliveira Martins
UFES
Marcos Santos Bomfim
UFES
Mariana Santos Frade
UFES
Marilia Bautz
UFES
Sylvia Marta Sarmento
UFES
Thaylane Raphaela Rodrigues de Almeida
UFES

COLABORADORES


Beatriz Zanon Amaral
UFES
Cleide Maria Caetano
UFES
Danieli Natalice Ferreira
UFES
Denise Souza do Nascimento
UFES
Érika Silva dos Santos
UFES
Janini do Rozário Conceição
UFES
Juliomar de Jesus Cruz
UFES
Vilma Rodrigues da Silva Aguiar
UFES
Karine Durand
UFES

  UFES - Universidade Federal do Espírito Santo.
  IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
  PMCB - Prefeitura Municipal de Conceição da Barra.
  PEI - Parque Estadual de Itaúnas.

GALERIA