PONTO DE MEMÓRIA RIO DE HISTÓRIAS


Aprensentação


Movimento, Tempo, Memória, Espaço, História e Identidade caminham juntos, e juntos constroem e fortalecem a cultura de um povo, imprimindo significados, aumentando o sentimento de pertencimento e a certeza de que somos os protagonistas de nossa história.

O RIO DE HISTÓRIAS jogou a rede para colher as memórias da gente toda que viveu e vive à beira das águas do ITAÚNAS.

Pescarias, lavações de roupa, banhos, brincadeiras, cantigas, aprendizados, peixes, jacarés, lontras, aves, seres encantados...tudo habita e pulsa nas águas escuras do Rio Itaúnas e na memoria viva de cada morador.



GALERIA FOTOS ANTIGAS



O PROJETO


O Rio de Historias relaciona as vivências e lembranças das pessoas da região da Vila de Itaúnas com o RIO, com o propósito de evidenciar a importância deste espaço natural na construção e entendimento das relações sociais e culturais que se desenvolveram e se estabeleceram como referências territoriais e emocionais ao longo dos tempos. É tambem uma forma de despertar o sentimento de pertencimento e de cuidado da população com seu lugar e sua história. Reviver essas memórias tendo o RIO como fio condutor, é afirmar esse papel fundamental do rio na produção e reprodução social e cultural do modo de vida das pessoas que habitam suas margens.

O Ponto de Memória RIO de HISTÓRIAS, projeto iniciado em 2018 com recursos do FUNCULTURA-ES se combina e fortalece as ações de sensibilização e mobilização que estão sendo empreendidas na região para a revitalização da bacia hidrográfica do rio Itaúnas, impulsionadas pela SAPI – Sociedade Amigos por Itaúnas, sendo parte do movimento RIO ITAUNAS SEMPRE VIVO.

A sinergia das ações caracteriza um esforço coletivo e evidencia a importância das águas para o bem viver, promovendo a preservação da história do povo da Vila de Itaúnas e região, da sua cultura e dos seus ambientes.

O resultado de pesquisas e visitas a várias famílias residentes na Vila de Itaúnas, conversando e recolhendo memórias coletivas e individuais sobre a relação desta comunidade com o rio Itaúnas, sua interação afetiva com as águas e a importância do rio para cada pessoa, fazem parte da exposição RIO DE HISTÓRIAS. Em cada encontro foram desenhados mapas afetivos que retratam o conjunto de informações trocadas durante as entrevistas e que compõem essa exposição.

O Rio de Histórias não para aqui, segue seu percurso e outras famílias serão convidadas a compartilhar as suas memórias, aumentando o volume dessas águas feitas de historias. Entre nessas águas conosco, conte suas histórias e venha ouvir tantas outras.

Esse projeto foi realizado pela SAPI com recursos do Funcultura e Governo do Estado do Espírito Santo.



Logos


EQUIPE


Coordenação - Kika Gouvêa.
Equipe Técnica - Angela Noma.
          Cecilia Marcondes.
          Paula Cassuce.
Colaboradores: Marcia Lederman.
E todas as pessoas que fizeram parte dessa pescaria de memórias.

GALERIA DA EXPOSIÇÃO

MAPAS AFETIVOS

Em cada encontro foram desenhados mapas afetivos que retratam o conjunto de informações trocadas durante as entrevistas e compõe parte importante desse acervo.


VÍDEOS