RIACHO DOCE

HISTÓRIA E CULTURA

Riacho Doce encontra-se nas proximidades do limite norte do Parque Estadual de Itaúnas, na divisa entre os Estados do Espírito Santo e Bahia, sendo um excelente local para recreação pela tranquilidade e beleza natural. O riacho Doce, que dá nome à comunidade, é o principal atrativo da região.

O local conta com a existência de aproximadamente oito famílias com algum grau de parentesco entre si. Segundo Bibi, nativo e representante da comunidade, os moradores são descendentes de índios Tupi e de migrantes que vieram do estado da Bahia e aí se estabeleceram há mais de 40 anos.

É uma comunidade tradicional com hábitos conservados entre as gerações, tendo a pesca artesanal como sustento. Cultivam pequenas lavouras de subsistência e criam animais de pequeno porte para consumo próprio. As produções de coco e abacaxi têm caráter comercial, porém apenas no sentido de complementação da renda familiar.

COMO CHEGAR



GALERIA

VÍDEOS

Os vídeos a seguir são produções amadoras ocasionais. A opção pela divulgação se deve à importância de se apresentar, através do olhar do representante da comunidade, a riqueza e beleza de sua história, cultura e identidade.

Depoimento: Benedito Costa (Bibi).
Entrevistador: Gustavo Prado.