PROJETO ESCOLA DA MATA

Escola da Mata

O “Escola da Mata” é um projeto de turismo pedagógico que tem por objetivos promover um processo de sensibilização e ensino-aprendizagem sobre meio ambiente e conservação, por meio de uma experiência vivencial no Parque Estadual de Itaúnas, Conceição da Barra, ES.

Esta experiência se dá por meio do “turismo pedagógico vivencial” e do uso da “ciência cidadã”, que inserem os alunos em atividades de campo e pesquisa, contribuindo com sua sensibilização, engajamento e compreensão dos temas abordados.

O Roteiro de “Fauna e Ecologia” tem por objetivos sensibilizar os alunos acerca da importância da fauna e dos processos ecológicos para a manutenção dos ecossistemas e dos serviços ambientais que a natureza presta ao homem: a produção de água, solos, ar limpo, a polinização e dispersão de sementes, o controle de pragas, dentre outras.

A VISITA

Os alunos são recebidos no Centro de Visitantes do PEI com uma apresentação e uma dinâmica que introduzem temas como: degradação ambiental e fragmentação; unidades de conservação; biodiversidade; processos ecológicos; e apresenta um breve histórico sobre a criação do PEI.

Em seguida, são divididos em grupos que recebem um kit de campo, contendo: binóculos, máquina fotográfica semiprofissional, pranchas de identificação de espécies (borboletas, anfíbios, répteis, aves e mamíferos) e uma planilha de registros.

Em campo, com auxílio de um condutor ambiental capacitado, os alunos têm o desafio de localizar, identificar e registrar espécies da fauna local e suas interações ecológicas, bem como eventuais ameaças a sua conservação.

Após a visita, as experiências e os registros colhidos em campo são compartilhados em uma apresentação colaborativa, permitindo aos alunos explorar suas descobertas e discutir a importância da biodiversidade, dos processos ecológicos, as ameaças a sua integridade e a relevância das Unidades de Conservação.

ORIENTAÇÕES PARA A VISITA

ROTEIRO: “FAUNA E ECOLOGIA”


Público alvo: Alunos do 6° ano do ensino fundamental até o 2° ano do ensino médio. Encorajamos principalmente a participação de alunos do 6° e 7° ano do ensino fundamental, pois aprendem conceitos abordados neste Roteiro.


Duração da visita: Entre 2:30 h (mínimo) e 4:00 h (máximo), preferencialmente pela manhã. Recomenda-se iniciar às 8:00 h, a combinar com o condutor responsável.


O que levar: Mochila, garrafa de água ou suco de até 500 mL, uma lanche leve (ex. uma fruta e um biscoito ou sanduíche natural), protetor solar e repelente de insetos (optativo). Itens desnecessários podem ser deixados na sede do PEI, para reduzir o peso das mochilas.


O que vestir: Calça comprida, camiseta ou camisa comprida de malha leve, calçado confortável, meias e boné.


Como se comportar: Durante a visita à sede do PEI e na trilha, os alunos devem atender às orientações dos condutores ambientais, não correr, evitar gritos e conversas à distância, para não espantar animais e incomodar outros visitantes.


Segurança: Caminhar somente nas trilhas, onde o risco de acidentes com insetos e outros animais é bastante reduzido. Portadores de alergia a picadas de insetos devem trazer medicamentos apropriados para uso próprio e informar, no momento da recepção, sobre sua condição de alérgico ao condutor responsável pela visita.


Pagamento: O pagamento pelo serviço de condução é feito ao condutor ambiental responsável, preferencialmente durante a recepção do grupo.


Agendamento: As visitas ao Projeto Escola da Mata podem ser agendadas por:

  (27) 99755-8935
  projetoescoladamata@gmail.com

GALERIA