VILA DE ITAÚNAS

HISTÓRIA E CULTURA


ASPECTOS HISTÓRICOS DA VILA DE ITAÚNAS


A Vila de Itaúnas, localiza-se no entorno imediato do Parque Estadual de Itaúnas - PEI. Situada às margens do rio, onde se assentou há poucos anos, sua população traz, contudo, uma formação histórico-cultural bem anterior. Devido à ação dos ventos e à movimentação das areias, a Vila foi encoberta aos poucos, e esta população viu-se constrangida a migrar para a outra margem do rio, trazendo consigo seus objetos pessoais, móveis, e parte de suas casas (telhas, portas, e outras) formando a nova Vila de Itaúnas. Para trás deixaram uma Vila soterrada, encoberta por formações de dunas, que compõem uma paisagem de rara beleza.

O pequeno povoado da vila, situado em uma faixa entre o rio e o mar, foi crescendo em função da fabricação da farinha de mandioca, que constituía uma atividade rentável na região norte, da pesca, da agricultura de subsistência e, posteriormente, da exploração da madeira nas bacias do rio Itaúnas.

Vila de Itaúnas
Vila de Itaúnas (Foto: Gustavo Prado)

Sobre a formação das dunas, existem versões diferentes em relação ao tempo de duração do processo de soterramento da Vila, suas causas e o seu início. Prevalece, contudo, como causa principal, a derrubada de uma mata que existia nas proximidades da praia para abertura de uma rua.

Durante anos, a população da Vila conviveu com o fenômeno do vento soprando e a areia formando dunas sem atribuir maior importância aos fatos ou prever as consequências que traria a sua vida. Mudaram, inicialmente o cemitério para outro local e, depois, a Igreja, quando começaram a ser encobertos pela areia, mas continuaram a viver no mesmo lugar. A areia e o vento interferiam, também, na vida diária. A mudança e a decisão de abandonar a antiga Vila ocorreu de forma lenta.

No decorrer dos anos todos os moradores abandonaram a antiga Vila e, o que dela sobrou, encontra-se hoje totalmente sob as dunas. O período destas ocorrências coincidia com a entrada do eucalipto no Estado do Espírito Santo, influenciando a pequena Vila que se encontrava em transição. Ao lado da mudança urbana houve também aquelas na economia da região de Itaúnas. Moradores que viviam na roça também se mudaram para a nova Vila ou para outros lugares, porém, por motivos diferentes.

Com a redução das pequenas propriedades na região de Itaúnas, houve a destruição da economia de subsistência e o êxodo rural. Contudo, na nova Vila uma outra atividade estava surgindo: o turismo. A nova Vila de Itaúnas, que fora construída sobre um pasto, apresentava-se gramada, emoldurada pelas dunas, a vegetação e o rio e, mais ao longe, o mar, formando uma paisagem de beleza e tranquilidade. Com seus atrativos e com a repercussão que obteve pela imprensa, no Estado e a nível nacional, sobre a formação das dunas e o encobrimento da Vila pelas areias, a nova Itaúnas passou a atrair visitantes, principalmente aqueles que vinham desfrutar os atrativos do denominado ecoturismo e, eventualmente, alguns pesquisadores.

Em 1984, partindo da Prefeitura de Conceição da Barra, foi encaminhado ao Departamento de Cultura do Estado do Espírito Santo uma solicitação de tombamento das dunas de Itaúnas. Em 1986, através da Resolução CEC 08/86, as dunas de Itaúnas foram tombadas como Patrimônio Histórico Paisagístico e Cultural do Estado do Espírito Santo. O processo de proteção da região teve continuidade e, em 1991, foi criado o Parque Estadual de Itaúnas (PEI).

As atividades de turismo incrementaram o comércio local com barzinhos, restaurantes e a construção de pousadas, cujo número vem aumentando no decorrer do tempo, muitas de propriedade de pessoas de outros locais, que não residem na Vila. Nestes últimos anos, o tipo de turismo voltado ao ecoturismo coexiste com um outro, formado por pessoas mais jovens que vêm a Itaúnas em busca de festas de forró, que passaram a ser um atrativo local.

Dunas
Dunas (Foto: Fred Pereira)

ASPECTOS CULTURAIS DA VILA DE ITAÚNAS


As manifestações culturais de Itaúnas e de seu entorno compõem o mesmo cenário histórico-cultural característico da formação daquela Vila. As principais expressões culturais locais são a Festa de São Benedito/Ticumbi, o Forró e o Alardo.


FESTA DE SÃO BENEDITO/TICUMBI/REIS DE BOI


Esta festa, que é comemorada em forma de dança, é originária do folclore africano, tendo sido introduzida no Brasil pelos escravos. A representação folclórica é efetuada por meio de danças que vêm sendo passadas, ao longo dos anos, dos mais idosos para os mais novos integrantes das famílias. Uma mudança que se deu é que, na atualidade, a dança não é mais executada apenas por negros, como ocorria antigamente.

Em Itaúnas há dois grupos de Ticumbi que tradicionalmente se apresentam. O mais antigo é o do Borgado (originário do sertão de Itaúnas) e o outro é o de Itaúnas. O primeiro se apresenta no dia 20 de Janeiro em frente à Igreja de São Sebastião e o segundo se apresenta na capela de São Benedito em 19 de janeiro. A festa exige um preparo antecipado. Os preparativos e ensaios iniciam-se em outubro e vão até a data em que acontece a apresentação.

O grupo de Itaúnas é formado por homens vestidos totalmente de branco e com chapéus enfeitados de fitas, carregando uma bandeira de São Benedito. Os instrumentos utilizados são pandeiro e viola. Um problema relatado por participantes do “Ticumbi” está na carência de recursos para a manutenção do grupo, especialmente para que seus integrantes possam adquirir as vestimentas adequadas.

Ticumbi
Ticumbi/Reis de Boi (Foto: Gustavo Prado)

FORRÓ COMO EXPRESSÃO MUSICAL E DE DANÇA



A manifestação de forró nasceu no "Astor", que mais tarde passou a ser chamado de Bar Forró. Inicialmente os moradores colocavam música de "radiola" e vinha gente das redondezas para se divertir. O baile começava bem mais cedo do que agora, e terminava também mais cedo. O Astor foi o primeiro a instalar, na Vila atual, um espaço comercial para o forró. Ainda na Vila antiga, o forró já era habitual, principalmente no período das festas de São Benedito e São Sebastião.

Basta observar hoje, na Vila nova, que nos intervalos dos ensaios do Ticumbi e do Reis de Boi o forró tradicional esta lá. Com o incremento do movimento turístico, o forró começou a adentrar a madrugada, obtendo maior participação de turistas que da comunidade local.

Anualmente ocorre, no mês de julho, o Festival Nacional de Forró, que leva numerosos turistas à Vila. O incremento deste gênero musical, consequência das mudanças trazidas pela atividade turística crescente na Vila, ja formou vários grupos de forró e se tornou, por sua vez, um dos principais atrativos turísticos locais.



Lucy Alves
Lucy Alves (Foto: Gustavo Prado)

HISTÓRIAS DA VILA


As histórias contadas por moradores locais, especialmente os mais antigos e os que viveram na antiga Vila de Itaúnas são outro atrativo para visitantes curiosos que frequentam o local. Estes moradores trazem consigo lembranças antigas da cidade, e nelas predominam, apesar da passagem do tempo, suas visões, vivências e interpretações sobre o desaparecimento da antiga Vila, encoberta pelas dunas. Hoje já se vê, no local, ruínas da antiga igreja. “As dunas se encarregam de fazer aparecer o que, em outros tempos, fizeram desaparecer.”

Destacam-se aqui os Senhores Caboquinho, Paulo Jacó, Sílvio, entre outros. É impossível deixar a Vila antes de ouvir o que estas pessoas têm a contar, resultado, em parte de suas reais vivências do ocorrido, em parte do imaginário criado por cada um.

Este imaginário é recheado de lendas sobre a região, principalmente no tocante ao soterramento da Vila Antiga. Buscar essas estórias é encontrar mais um dos atrativos culturais deste lugar.


COMO CHEGAR

A Vila de Itaúnas está localizada na zona rural do Município de Conceição da Barra, na microrregião do Litoral Norte do Espírito Santo.



Distâncias aproximadas dos principais centros urbanos:


     Conceição da Barra - 26 KM.

     Vitória - 260 KM.

     São Mateus - 53 KM.

     Pedro Canário - 41 KM.

     Porto Seguro - 380 KM.

     Belo Horizonte - 710 KM.

     Rio de Janeiro - 805 KM.

     Salvador - 997 KM.

     São Paulo - 1227 KM.

     Brasília - 1324 KM.


COMO CHEGAR DE AVIÃO


AEROPORTO DE VITÓRIA


O Aeroporto Eurico de Aguiar Salles, fica a 260 quilômetros. As companhias que realizam voos são, Gol Linhas Aéreas, TAM Linhas Aéreas e Azul Linhas Aéreas. Recebe vôos diários de varios destinos.



Origem Destino Dias Companhia
Belo Horizonte Vitória Todos os dias Todas
Salvador Vitória Todos os dias Todas
Rio de Janeiro Vitória Todos os dias Todas
São Paulo Vitória Todos os dias Todas

COMO CHEGAR DE CARRO


O acesso a Vila de Itaúnas pode se dar de duas maneiras diferentes:


  Via ES-010, proveniente do cruzamento com a estrada que liga a sede de Conceição da Barra com a BR-101, que é a mais utilizada e de mais fácil acesso à Vila de Itaúnas.



  Via Pedro Canário, pela BR-101 até a ES-209 (não pavimentada) - na divisa da Bahia com o Espírito Santo até a Vila de Itaúnas.



COMO CHEGAR DE ÔNIBUS


CONCEIÇÃO DA BARRA


Linha Viação Dias
Vitória / Conceição da Barra Águia Branca Todos os dias
Belo Horizonte / Conceição da Barra Águia Branca Todos os dias
Linhares / Conceição da Barra Águia Branca Todos os dias
São Mateus / Conceição da Barra Águia Branca Todos os dias
Pedro Canário / Conceição da Barra Águia Branca Todos os dias

ITAÚNAS


Linha Viação Dias
Conceição da Barra / Itaúnas Mar Aberto Todos os dias

GALERIA

VÍDEOS

Os vídeos a seguir são produções amadoras ocasionais. A opção pela divulgação se deve à importância de se apresentar, através do olhar do representante da comunidade, a riqueza e beleza de sua história, cultura e identidade.

Depoimento: Lucas André Maia.
Entrevistadora: Thaylane Raphaela Rodrigues de Almeida.