Atrativos do PEI

O Parque Estadual de Itaúnas, é um destino imperdível para quem busca contato com a natureza e a história. Com suas impressionantes dunas, praias tranquilas como a do Riacho Doce, e sítios arqueológicos que revelam vestígios de antigos povos.

O Parque oferece uma rica experiência tanto para turistas quanto para os interessados em ecoturismo e turismo pedagógico. Além das belas paisagens, o local preserva a cultura e as tradições das comunidades locais, como a pesca artesanal, enquanto também se destaca por suas opções de lazer, atividades ao ar livre e aprendizado sobre a fauna, flora e a importância das Unidades de Conservação.

As dunas móveis de Itaúnas surgiram entre as décadas de 1940 e 1970, e estão localizadas ao longo da costa. São formadas por depósitos de areia originados pela ação marinha mantidos após a redução do nível do mar, e cobrem a área da antiga Vila de Itaúnas, que foi soterrada pelas areias. Essas dunas são cobertas por vegetação de restinga e, em algumas áreas, formadas pelo vento, especialmente onde a vegetação foi removida por atividades humanas.

Além de suas paisagens deslumbrantes, as dunas são também um símbolo da história e memória das comunidades locais, com muitas famílias mantendo vivas as lembranças da antiga vila. Para proteger o ambiente, o trânsito de veículos motorizados e as práticas de sandboard e “esquibunda” são proibidos nas dunas, preservando assim sua integridade e significado cultural.

A praia de Riacho Doce encontra-se nas proximidades do limite norte do Parque Estadual de Itaúnas, na divisa entre os Estados do Espírito Santo e Bahia, sendo um excelente local para recreação pela tranquilidade e beleza natural. O Riacho Doce, que dá nome à comunidade, é o principal atrativo da região.

O local conta com famílias com algum grau de parentesco entre si. É uma comunidade tradicional com hábitos conservados entre as gerações, tendo a pesca artesanal como sustento e o cultivo de pequenas lavouras para subsistência e criação de animais de pequeno porte para consumo próprio. Além disso, as belezas naturais da região atraem visitantes que buscam sossego e contato com a natureza. As produções de coco e abacaxi têm caráter comercial, porém apenas no sentido de complementação da renda familiar.

As dunas de Itaúnas e do Buraco do Bicho abrigam 11 sítios arqueológicos, dos 23 sítios já catalogados em Itaúnas. Eles pertencem a períodos e povos distintos: povos pré-cerâmicos de até 2.500 anos atrás; povos da tradição Aratu e da etnia Tupi-guarani e sítios do período Itaúnas, do século XVIII a meados do século XX.

Alguns desses sítios encontram-se expostos ou são periodicamente expostos pela movimentação das areias. Os sítios arqueológicos não podem ser manipulados e seus artefatos só podem ser recolhidos por profissionais devidamente qualificados e autorizados. Essa proteção garante a preservação do patrimônio histórico. Informações sobre sítios e artefatos singulares encontrados devem ser prontamente reportadas à administração do Parque Estadual de Itaúnas.

O Parque Estadual está aberto ao público todos os dias, das 8h às 17h, com diversas atrações como o centro de visitantes na Vila, as dunas e os sítios arqueológicos.

A área é ideal para atividades de ecoturismo, com opções como trilhas a pé ou de bicicleta, passeios de caiaque, surf, kitesurf, stand up paddle e pesca esportiva.

Além das atividades de lazer, o Parque também oferece turismo pedagógico, recebendo escolas e grupos para atividades educativas e experiências imersivas. Durante as visitas, é possível explorar temas relacionados à fauna, flora, ecossistemas locais, a história da região e os sítios arqueológicos.